“A BromptoMania” – Tentativas de esclarecimento

Junho 2015:

Brompton Couple

O arquétipo “clássico” do dono de uma bicicleta “Brompton” foi durante muitos anos o proprietário de um barco de luxo ou – pelo menos – de uma auto-caravana de alta cilindrada. Nos últimos anos mudou este esquema “padrão” para uma estrutura de clientes mais jovens e mais urbanos, que utilizam a Brompton para as deslocações diárias na cidade até viagens em grande estilo – estou a falar de viagens de bicicleta, não de viagens com a bicicleta na mala do Porsche… 😉

O que une os clientes clássicos e os novos clientes destas bicicletas, é o seguinte: Eles são solidários com a marca, identificam-se com as bicicletas e a marca. Aqui chegamos ao mundo dos “Bromptonautos”. Esta espécie encontra-se uma vez por ano para o Campeonato Mundial Brompton na Inglaterra. 2012 em Blenheim Palace, Oxford, 2013 no circuito “Goodwood Motor Circuit, Chichester”. O “dresscode” obrigatório é “casaco e gravata” para homens e mulheres. Este código não diz nada sobre a parte inferior que significa, que a maior parte dos condutores usam – dado ao carácter desportivo do evento – calças curtas/desportivas. Significa também, que o maior parte pelo menos dos participantes masculinos parecem irmãos perdidos do cantor dos AC/DC – Angus Young – que por costume atua com um uniforme clássico de escola no palco.

Mas não é preciso usar roupa esquisita para chamar atenção das bicicletas dobráveis Brompton. Nos centros urbanos elas aparecem nas plataformas das estações de comboio, por baixo das mesas, nos restaurantes ou nos guarda-roupas dos teatros ou cinemas. Numa viagem de avião uma Brompton dobrada não ocupa mais espaço do que uma mala grande. Por isso elas contam como bagagem normal e não como bagagem de desporto.

Outras vozes chamam uma Brompton “O Canivete Suíço das bicicletas”. Simplesmente lógico, sempre disponível e muito prático. O efeito surpresa de uma bicicleta dobrável do tamanho de uma Brompton é igual ao efeito que acontece aos futuros clientes de bicicletas elétricas. É preciso experimentar antes de comprar e sermos surpreendidos com o conforto e divertimento que este meio de transporte nos traz.

 

United Colours of brompton

Brompton parking

BWC


A Brompton está em Portugal desde 2006 através da empresa Corrente Paralela com uma rede de concessionários de 12 lojas. Dado o entusiasmo e idealismo do distribuidor temos desde 2012 também um campeonato “Brompton” em Portugal: A corrida nacional das Bromptons decorre nos famosos Jardins de Belém em Lisboa, que pela sua localização não deixa a desejar comparativamente com os locais dos Campeonatos Mundiais na Inglaterra acima referidos. Há vozes, que chamam esta corrida “O Mónaco das bicicletas”! 😉 Veja aqui o vídeo da ultima edição de 2013.

[Modo publicidade: “ON”] Na Dourobike – apesar de sermos concessionário e oficina autorizada desta marca na zona do grande Porto desde 2011 – somos adeptos e malucos por estas bikes desde do inicio da nossa atividade. Uma Brompton apresenta-se como uma bicicleta polivalente tanto nos pode acompanhar nas férias, como ao mesmo tempo pode proporcionar um final do dia com uma corrida de treino de 25 km com roda 16″ para toda a equipa da loja. Para os nossos clientes criamos um micro-site “Brompton” dentro da nossa página Internet, onde tem acesso à nova configuração on-line da Brompton com fotos, acessórios e muito mais. [Modo publicidade: “OFF”]

Dito isto, o que há mais a acrescentar?
Não pode comprar a sua Brompton nem na Decathlon nem na SportZone, tem de falar com um agente Brompton perto de si. Infelizmente o preço é ligeiramente mais alto do que um grelhador de luxo da marca Weber mas significativamente mais baixo do que uma cadeira de escritório de origem do Porsche 911. As Brompton são fabricadas à mão em Londres, numa fábrica tradicional e com muito espírito ciclista pelos próprios colaboradores.

O slogan original da Brompton é “Your Personal Transport” – É isso, simplesmente assim.. não há mais nada a dizer, é preciso experimentar, começar a mudar e ganhar mobilidade pessoal na sua vida!
Aviso: Andar de Brompton pode causar alguma dependência mental por isso temos de chamar atenção antes do uso. Mas felizmente (ainda) não é obrigatório colocar fotos com cenas chocantes nas embalagens das mesmas.. 😉

DouroBike, bicicletas com estilo.


Steffen

Outras noticias